quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Poder da Lingua

                - Provérbios - 18 : 20 - 21 "Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem  a utiliza come do seu fruto."

                O PODER DA LINGUA

No Livro de Provérbios também conhecido como o livro da sabedoria, Deus nos fala através destes versículos em forma poética sobre o poder da língua, sobre o poder das palavras. Nesta noite, quero lhes falar sobre três tipos de influência que a Língua pode exercer na vida do homem. E da mulher também. Num congresso realizado numa cidade do Brasil, um pastor estava comentando os dados estatísticos que tinha pesquisado sobre a quantidade de palavras que falam os homens e as mulheres. Segundo esses dados as mulheres falavam aproximadamente 20.000 palavras por dia, enquanto que o homem falava mais ou menos 8.000. Uma senhora que estava participando do congresso pediu a palavra e falou que as mulheres têm a obrigação de falar mais que os homens porque para que eles as entendam devem repetir a mesma coisa duas vezes. O pastor então perguntou para a senhora: Como assim? Na internet, encontrei que a Universidade de Texas fez um estudo entre 700 pessoas no qual concluíram que as mulheres falam uma media de 16.215 palavras e os homens 15.669, quase que não existe diferença na quantidade. Mas na qualidade? Quantas vezes, homens e mulheres, falamos sem pensar e machucamos aos nossos ouvintes com palavras duras, com palavras cruéis, que ferem o coração?
Quantas vezes falamos pensando em coisas boas e assim agradamos as pessoas que estão nos ouvindo?
Não sei como está o poder da tua língua ultimamente, não sei se está ferindo ou sarando, maldizendo ou abençoando, mas o que verdadeiramente interessa é que devemos conhecer o real poder da nossa língua, o poderoso poder das nossas palavras.
Este versículo de provérbios nos diz que a língua tem muito poder, poder de morte e poder de vida. Que com ela podemos destruir ou  salvar. Um dos grandes problemas que temos os crentes em Cristo Jesus é que muitas vezes pensamos que Deus só ouve nossas palavras quando oramos, e então, quando não estamos orando, falamos como se Deus fosse surdo ou estivesse dormindo ou o que é pior, achamos que Deus não está nem ai conosco. Uma das principais características de um filho de Deus é o nosso linguajar. Nosso coração cheio de Espírito Santo traduz em palavras todo o conteúdo dele. E é ai que está o problema. De que está cheio o nosso coração?
Nossas palavras têm poder de morte?
Nossas palavras têm poder de vida?
 
 1– Primeiro tipo de influência que a língua pode exercer na vida do homem é que Nossas palavras têm poder de gerar a MORTE

- Tiago no capitulo 3 fala do poder positivo e negativo da língua.
- Nossas palavras podem contaminar nosso Corpo e o Corpo de Cristo.
Murmurações, fofocas, palavras que ferem os sentimentos das pessoas destroem a obra de Cristo. Essas atitudes são consideradas como pecado. Alguma vez participaram de rodinhas de piadas impróprias e apimentadas? Alguma vez vocês falaram "Juro por Deus" para dar veracidade ao que estão falando? Alguma vez falaram alguma coisa sem pensar e machucaram alguém?
Ilustração: Numa das células que se realizavam na minha casa, teve uma na qual celebrávamos um aniversário. Um casal que pertencia a nossa célula levou um peixe assado para fazer parte do cardápio preparado para essa noite. Em casa ninguém come peixe. Quando este casal o colocou na mesa para servir-nos, me convidaram e eu, com uma cara horrível, falei: Não! Que nojo! Evidentemente que nojo é uma palavra muito forte no português, mas não tanto assim no espanhol. E a minha intenção não foi magoar eles, mas não pensei antes de falar. Por circunstâncias da vida esse casal terminou se distanciando de mim e uma das causas que alegaram com outro amigo em comum, foi o desprezo que eu tinha feito ao peixe que com tanto amor, eles tinham preparado para essa noite.

- Nossas palavras podem trazer angústia para nossa alma.
Lembremos do que está escrito em Provérbios 21:23."O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias."  Eu me atrevo a falar que você nunca jamais verá uma pessoa que passa o tempo todo falando de todo e de todos e que possa ser considerada uma pessoa cheia de paz e alegria. Geralmente encontraremos uma pessoa ressentida, triste, pessimista e cheia de angustia. E essas não são certamente as qualidades que o Senhor quer para nossas vidas.

Nossas palavras pesarão por toda a eternidade.
Segundo as palavras que saiam das nossas bocas seremos julgados. Todas as palavras que saiam das nossas bocas poderão nos destruir ou nos salvar. Elas vão influenciar o julgamento de Deus e até a maneira de Deus nos julgar. Jesus estava tratando disso, quando proferiu as palavras mencionadas em Mateus 12: 37. "Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”. Sabendo da tremenda influência que elas têm, deveríamos ter muita cautela em falar corretamente e jamais usarmos as nossas bocas para liberar coisas ruins.



2 – Segundo tipo de influência que a língua pode exercer na vida do homem é que Nossas palavras têm poder de gerar a VIDA

Em Salmos 3   O Senhor nos diz: Com a minha voz clamo ao Senhor e Ele do seu santo monte me responde"
Nossas palavras têm o poder da vida em nossa língua, se as utilizamos da maneira correta. Poderemos abençoar e vivificar todos à nossa volta. Nossas palavras têm um poder que muitas vezes nem conseguimos imaginar.

- Nossas Palavras podem Transformar Pessoas:                                                                       Palavras são sementes e aquilo que você semear através das palavras você vai colher.
Ilustração: Quando falei para um jovem num apelo, que esse dia era o dia que Deus tinha escolhido para mudar sua historia, e ele jamais se esqueceu disso. Tempo depois num culto, ele me procurou para falar como foram importantes essas palavras para sua vida porque marcaram um começo, uma nova vida com Deus.

- Nossas Palavras podem Mudar Circunstâncias.                                                                                         Em Marcos 11:22-23 podemos ler: “Ao que Jesus lhes disse: Tende Fe em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”. Nós somos aquilo que dissemos. Muitos estão esperando acontecer, mas o princípio de Deus é o contrário, nós falamos a palavra e depois os sinais acontecem. Jesus disse para falar ao monte. Muitos oram e orar é muito importante, mais falar é necessário. “Você nunca vai crer mais daquilo que você fala”. Como encontramos em II Co 4:14: “.........Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; Por isso, também falamos”.
- Nossas Palavras podem dar-nos a Salvação.
O salvo tem uma nova linguagem devido à nova natureza que Deus nos deu.
Ilustração: Antes de vir para o Brasil, eu não era crente. Conhecia mais ou menos umas 1.000 piadas. Ao mudar de pais e consequentemente de idioma, tive que fazer uma seleção de piadas que fizessem sentido. Fiquei com aproximadamente 500 piadas que poderiam ser contadas em português. Com o tempo, entreguei minha vida a Jesus, e imaginem quantas piadas sobraram? Creio que se foram 30 é muito. Nova natureza, nova linguagem cheia de palavras que agradam a Deus, que fazem com que Ele sorria ao escutar-nos, palavras que fazem que as pessoas que nos ouçam, identifiquem um filho de Deus.


3 – O terceiro tipo de influência que a língua pode exercer na vida de um homem é que podemos usar as palavras AO NOSSO FAVOR.                           

             O desafio é colocarmos em prática, o que temos aprendido. Com certeza, por meio do que você fala, poderá evitar tragédias e desgraças, poderá evitar um grande derramar de lágrimas e também poderá produzir vários e enormes sorrisos e poderá liberar o poder de Deus para fazer milagres como jamais experimentou em toda a sua vida. Sua vida nunca mais será a que foi. Sua vida será uma vida diferente, abençoada.        Por isso devemos:
- Quebrar toda palavra de morte que já saiu da nossa boca;
- Mudar nosso jeito de falar, declarando somente palavras que     venham de Deus;                                                                                      - Ter uma posição de autoridade diante das palavras mortais do inimigo;
- Quebrar em nossa vida todo espírito de murmuração e fofoca;
- Usar nossa língua para ministrar vida a nós mesmos e aos que estão à nossa volta.

CONCLUSÃO
           
Esta mensagem mostrou o verdadeiro poder que nossa língua tem através de nossas palavras. Deus nos revela o que devemos falar para ser vitoriosos enquanto fazemos a Sua obra e esperamos a Sua chegada. Porém, se todo isto que aprendemos hoje nesta noite, o considerarmos apenas como mais um conhecimento cultural em nossas vidas, tenhamos a plena certeza que nada de isto que eu falei, fará a mínima diferença. Mas se tudo o que aprendemos o utilizamos na prática para o bem, a vida de Deus se manifestará em nossas vidas e seremos abençoados abundantemente.  Para concluir vamos a ler juntos o versículo de Salmos 19:14: ”As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu”.
Que a paz do Senhor Jesus, habite em nossos corações sempre, Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário